Reserva De Emergência: Investir Ou Poupar Dinheiro?

24/02/2022

Você quer ver a sua vida financeira dar certo, mas não sabe como ter um planejamento financeiro que contenha uma forma correta de guardar ou investir o seu dinheiro? O sonho de qualquer pessoa é que ao chegar ao fim do mês suas contas estejam todas pagas e que ainda sobre dinheiro para guardar, ou que encontre uma maneira de investir em algo que garanta maior rentabilidade. E talvez hoje essa seja sua maior dúvida, entre guardar ou investir ou seu dinheiro.

Reserva de Emergência: Guardar Dinheiro

Guardar dinheiro é muito importante dentro do planejamento financeiro. Mas poucas pessoas costumam fazer isso de maneira disciplinada. Especialmente aqui no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL), e pelo Serviço De Proteção ao Crédito (SPC), 67% dos brasileiros que são consumidores, não conseguem guardar seu dinheiro, e dentro dessa porcentagem a maioria constatou que é porque sua renda é baixa. De fato, existem diversos fatores como gastos extras atípicos, gastos extras ou mesmo o descontrole que acabam impossibilitando que as pessoas guardem o seu dinheiro.

Partindo desse pressuposto, mesmo que aqui no Brasil não haja tanto essa cultura de poupar, é importante fazer a observação da importância de guardar dinheiro não como sinônimo de avareza, mas como a preparação para uma vida financeira mais tranquila. Mas como bem mencionado aqui, existe um problema principal sendo apontado que é as pessoas de baixa renda e que não tem dinheiro sobrando para guardar.  No entanto vamos apresentar aqui algumas soluções para você guardar mais dinheiro.

A Importância De Poupar Dinheiro

Destacando os motivos importantes de poupar dinheiro é ter uma maior liberdade financeira, além de poder usufruir de uma vida com mais qualidade até mesmo diante dos imprevistos. Uma forma eficaz de poupar dinheiro é separando no seu orçamento uma quantidade de no mínimo 10% do seu salário todo mês para guardar. Porém, é claro que isso pode ser mudado de acordo com a sua realidade o valor pode ser maior, seja 30% ou até mesmo 40%. Algo que também é muito importante assim que você receber o seu salário, primeiramente e já guardar esse valor.

No caso, se você tem tido gastos muito altos é importante que você comece a economizar evitando gastos desnecessários, bem como maneiras mais econômicas no seu consumo. E caso você tenha desafios quanto ao planejamento financeiro, (basta entrar no site da Kesef e nós te ajudaremos)! Por fim, quanto mais você estiver economizando, mais dinheiro poderá guardar.

Porém, apesar de termos falado que o dinheiro poupado pode ter seus benefícios, quanto a rentabilidade ainda há muita negatividade da poupança, ou seja, conforme o tempo passa, cada vez mais você vai perdendo a capital negativando. Atualmente, a poupança tem rendido menos de 70% da taxa Selic. A poupança nova tem rendido 4,38%, a antiga 6,17%.

Reserva de Emergência: Investimento Consciente

 Além da poupança existem outras maneiras de você fazer um investimento que podem ser bons para você e a forma como você deseja fazer dinheiro. Vamos mostrar aqui alguns pontos que você deve observar ao fazer algum investimento.

CDI: O Certificado de Depósito Interbancário possui um curto prazo e serve para que os bancos façam empréstimos entre si para que saiam sempre com o saldo positivo. Quando os saques, por exemplo, superam o os depósitos os bancos acabam ficando com o saldo negativo. e precisam desse empréstimo. É importante sempre que os correntistas fiquem de olho nessas taxas ao final do dia.

 SELIC: A taxa Selic é responsável por grande parte da movimentação econômica, é calculada com base nas taxas de exportações, importações, movimentações econômicas e inflação. Dessa forma, ela vai intermediar uma maneira de equilibrar a economia.

 IPCA: o Indice de Preços ao Consumidor Amplo mostra uma variação de preços no comércio, permitindo que o consumidor saiba quais são os reajustes feitos para investimento, mostrando tanto a inflação, quanto a deflação. Ele varia todo mês e é calculado de acordo com a lei de oferta e demanda, sendo calculado com esses itens com valores pré-determinados baseados em diversos fatores.

Como Devo Investir?

 Baseado nesses e outros pontos de observação você pode investir de diversas maneiras. Vamos aqui apresentar algumas delas:

Tesouro direto: O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional que permite com que seja feita a aplicação de dinheiro com diferentes maneiras de rentabilidade com base na variação de juros como a Taxa Selic, e você pode fazer toda essa aplicação através do site, o mais interessante é que você pode resgatar todos os seus títulos, apenas com R$ 30,00 você consegue investir.

Previdência Privada: Se você deseja investir a longo prazo, a previdência privada é uma boa opção! Diferente do investimento do Instituto Nacional de Seguro Social, INSS que mesmo que no futuro você não use esse valor poderá futuramente, no final do investimento, ser resgatado. Dessa forma, você pode receber o valor total ou parcelado, e mesmo se você deixar de contribuir o seu investimento continuará rendendo! São diversas as vantagens!

Certificado de Depósito Bancário: É um investimento que rende mais do que a poupança porque você aplica o seu dinheiro em uma instituição bancária superando a rentabilidade da taxa Selic, sendo acima de 70%

Dessa forma, cabe a você analisar suas condições financeiras, seus objetivos e necessidades e escolher aplicar o seu dinheiro da melhor maneira possível. Não existe uma fórmula pronta, mas você pode analisar o cenário e escolher a melhor opção de investimento.

Compartilhe

Teste AQUI se você precisa de
um profissional Planejador Financeiro Pessoal

Faça seu cadastro e receba o e-book