Você já ficou preocupado e de certa forma triste por achar que o seu dinheiro não sobra e com isso você não consegue realizar os seus sonhos, metas e objetivos e fazer o seu planejamento financeiro? Pois seu dinheiro acaba, mas o mês não? Uma das maneiras mais importantes de entender as suas finanças é fazendo um estudo sobre ela para identificar sua real capacidade de pagamento. Para não sair simplesmente comprando tudo o que você vê pela frente no crédito. Comprometendo seu orçamento com dívidas, parcelamentos e juros que fazem você ficar escravo de suas próprias decisões
Mas, é bem provável que você já saiba que gastar mais do que ganha atrapalha a sua realização de sonhos ao longo do tempo. mas também pode ser que você nem seja uma pessoa que gasta tanto. Mas que mesmo assim, não sabe como organizar suas finanças.
Planejamento Financeiro: O Método 50 30 20
O método 50 30 20 foi criado por Elizabeth Warren, uma senadora norte-americana e traz uma maneira eficaz de dividir suas finanças em cada setor de acordo com três pilares que são: necessidades, desejos pessoais, poupança e pagamento de dívidas.
Necessidades – 50%: De tudo o que a gente recebe, a porcentagem deve ir para as necessidades básicas que são alimentação, contas de consumo tais como: conta de água, conta de luz entre outras. É necessário separar essas necessidades sem que ultrapasse esse valor e considerar o que de fato é essencial para sua sobrevivência. É sim uma boa parte da sua renda total, porque envolve gastos que geralmente possuem um alto custo por si.
Desejos pessoais – 30%: Uma vez que você separou a sua porcentagem essencial, é também importante que você faça o seu gasto com coisas que você tem vontade como comprar roupas, viajar, ir em um restaurante. O que quer que seja que não é uma necessidade poderá ser gasto no valor de no máximo 30% de toda a sua renda.
É justamente nesse ponto que as pessoas acabam entrando em grandes problemas financeiros. Pois muitas vezes estes gastos com desejos sem controle ultrapassam os outros pilares. E as vezes não tem dinheiro suficiente nem para pagar as contas de necessidades. Como já vimos aqui para sobrevivência. Por isso, estabeleça um limite se educando para cumprir esse limite.
Poupança e Pagamento de Dívidas: Parte dos 20% restantes devem primeiramente serem usados em quitação de dívidas e depois podem ser aplicados em algum tipo de investimento como poupança, tesouro direto e ações. Dessa forma, você pode guardar dinheiro para o seu futuro! E assim também é possível alcançar maior estabilidade financeira.
Planejamento Financeiro: Como O Método 50 30 20 Funciona Na Prática?
Sobretudo, para você pôr em prática esse método, é necessário que você faça primeiro essa divisão entre os seus gastos e observe se eles estão ultrapassando o limite da porcentagem. Se caso isso estiver ocorrendo, você poderá observar quais medidas é possível tomar para reduzir e assim manter todos os pilares equilibrados.
Uma das maneiras importantes de se pensar também é que o quanto mais você puder reduzir nas necessidades, (isso significa economizar nas compras, no uso da água e luz por exemplo) e desejos pessoais. Como por exemplo comprar menos roupas ou reduzir as vezes em que você pede lanches.
Fazendo isso você poderá reduzir sua porcentagem de gastos e realocar estes recursos ao pilar da poupança e investimentos. E quanto mais isso for feito, melhor e mais rápido você conseguirá realizar seus projetos de vida para os quais você necessitará de dinheiro.
Dessa forma ao usar corretamente o método 50 30 20 você conseguirá otimizar sua organização financeira. E assim garantir melhores resultados financeiros. Que tal começar essa nova maneira de administrar suas finanças?