Que a tecnologia está mudando as nossas vidas, isso já é um fato. Mas o que o metaverso propõe é uma forma de consumo e interação inovadora que claro promete transformar o setor financeiro.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar Ibope Media, 6% dos brasileiros que usam a internet já tiveram experiências com o metaverso. Dessa forma, é possível perceber que há probabilidade de que ele cada vez mais ganhe espaço na vida dos brasileiros, já que a maioria de nós estamos conectados à internet e a busca por inovações tecnológicas aumenta.
Brasileiros Conectados A Internet
Segundo a TIC Domicílios 2020, uma pesquisa que faz o estudo das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), existem cerca de 152 milhões de usuários da internet correspondendo uma porcentagem de 81% da população acima de 10 anos no Brasil. Ou seja, temos um cenário perfeito para que venha se aderir ao metaverso. Uma vez que ele faz parte das inovações para aqueles que estarão ainda mais imersos nas experiências virtuais.
Mas, afinal, O Que É O Metaverso?
O Metaverso E As Finanças: O Que É O Metaverso?
Quando falamos em metaverso, estamos falando de um novo mundo digital com configurações mais próximas as experiências reais.
Foi em outubro de 2021 que Mark Mark Zuckerberg, dono da rede social mais acessada do mundo que é o facebook, mostrou na conferência connect 2021. Ao invés do convencional que seria uma apresentação das novidades tecnologicas que vinham acontecendo. A experiência do público que estava no evento de poder fazer uma viagem para o futuro. Nessa ocasião Mark Zuckerberg apresentou o metaverso.
O nome metaverso foi determinado com o significado descrever a nova versão da internet, que inglês é o metaverse. Será nesse metaverso onde as pessoas poderão interagir entre si. incluindo compras e vendas, de uma maneira mais próxima. Mas como isso funciona?
Metaverso E As Finanças: Como Funciona?
Sobretudo, é uma experiência um tanto quanto realista, segundo Mark Zuckerberg “o metaverso é feito de gêmeos digitais, ambientes simulados e realidade mista, e está imergindo como uma plataforma de negócios”. Ele descreve também como “uma internet incorporada, em que, em vez de apenas visualizar o conteúdo você estará inserido nela”. De acordo com ele ” o metaverso funcional pode ser a melhor coisa para um dispositivo de teletransporte funcional”. Através dos óculos 3D, essa experiência imersiva poderá acontecer.
Porém, de que maneira o metaverso funcionará para o setor financeiro?
De Que Maneira O Metaverso Atinge O Setor Financeiro?
Se tratando de um cibermundo, para que haja uma nova troca comercial no metaverso é necessária a participação de diversas empresas. Portanto, teremos mais empresas adaptadas ao metaverso, com vários nichos diferentes sejam eles, saúde, educação, entretenimento, relacionamentos virtuais. Tudo isso estando presente dentro desse metaverso, quanto trazendo serviços para a realidade. O Facebook deixará um ambiente livre para que empresas consigam alcançar o seu público.
De acordo com os cálculos da Bloomerang intelligence, o metaverso pode chegar ao valor de US$ 800 bilhões com relação a oportunidade de mercado. A partir do momento em que Mark divulgou essa novidade houve uma desvalorização do mercado de 3,8%. Em contrapartida os projetos que têm relação com o metaverso, no caso o projeto das criptomoedas, jogos, tiveram um aumento de ganho de 700% em apenas 30 dias. Dessa forma, o mercado de criptomoedas está trabalhando juntamente com o metaverso.
Então, nesse sentido, as finanças e o metaverso possuem uma ligação importante, pois as trocas comerciais e as novas realidades movimentarão capital. Uma vez que se tem casa, bens, e valores atribuídos ao metaverso.
E você? O que pensa sobre essa novidade? Acredita que ela vai mesmo impactar o setor financeiro? Para saber sobre as novidades com relação as finanças, siga o meu perfil. Muito obrigada!