Neurofinanças: Como Nosso Cérebro Interpreta O Dinheiro

15/03/2022

Você já reparou como ganhar ou perder dinheiro pode melhorar ou piorar nossas emoções? Um exemplo é que se de repente você ganhasse na loteria seria impossível não ficar feliz ao ponto de transmitir suas emoções. No entanto, se fosse um grande milionário que perdesse tudo o que tem de repente, com certeza isso poderia causar diversas consequências negativas.

No entanto, quando falamos de ganhar ou perder dinheiro como entender a que nível o dinheiro influência em nosso cérebro? De acordo com Arman Eshraghi, professor de finanças e investimento na universidade de Cardiff “as perdas desencadeiam uma maior atividade em áreas do cérebro associadas a emoções do que ocorre nos polos do prazer quando há lucro”.  Ou seja, no ponto de vista de Eshraghi o cérebro tem reações positivas ao lucro, e negativas a perda.

Ao longo dos últimos estudiosos em diversas áreas tem buscado justamente entender a intervenção do cérebro diante das finanças. E como isso pode afetar os nossos resultados financeiros, por isso surge-se então a neurofinanças.

 

 

Neurofinanças E A Influência Das Nossas Emoções

Quando o assunto é escolhas feitas por nós humanos, isso não se resume apenas a decisões racionais, mas também emocionais. Ainda que alguns de nós tomemos decisões mais baseadas em racionalidade, não deixa de existir o lado emocional. Ao entendermos aspectos de decisões financeiros, até mesmo de gerentes e pessoas que entendem muito bem de finanças, essas pessoas também podem se deixar levar pelo lado emocional.

De acordo com Eshraghi “as melhores decisões financeiras geralmente são feitas através do pensamento lento, cuidadoso e analítico, em vez de um sentimento rápido e indutivo”. Quando falamos que grandes profissionais também podem ser levados há pensamentos indutivos.

Por exemplo, as vezes as pessoas fazem alguns investimentos numa grande vontade de ficarem ricas e acabam não tendo o resultado que gostaria. Ou mesmo não observando e se atualizando quanto as mudanças ocorridas e acabam não obtendo retorno por seus investimentos. Portanto, é importante trabalhar nesse gerenciamento de emoções.

 

 

Busque Informações

Constantemente somos surpreendidos pelas coisas que acontecem ao nosso redor, fatos esses que não temos controle. A situação financeira ainda que planejada pode trazer surpresas ao longo do caminho.  Portanto, buscar uma atualização, bem como ajuda profissional, uma consultoria que te ajude a administrar melhor a sua vida financeira é importante também. Assim você pode fazer boas escolhas financeiras.

Muitas vezes é essa ajuda mais racional, que não seja apenas a sua própria opinião do que deve fazer. Mas considerando também o que alguém que entende do assunto pensa sobre a sua situação financeira.

Se você nesse momento está precisando dessa ajuda e orientação, conte comigo para que o seu planejamento financeiro pessoal seja realizado! Vem pra Kesef!

 

 

 

RODRIGUES, Margarita. Neurofinanças: a ciência que busca desvendar o cérebro para ficarmos mais ricos( e felizes). G1 ciência e saúde. 27/11/2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Teste AQUI se você precisa de
um profissional Planejador Financeiro Pessoal

Faça seu cadastro e receba o e-book