Você é uma pessoa que está passando por desafios financeiros e quer sair de uma bola de neve, mas não sabe por onde começar? É necessário em primeiro lugar buscar conhecer as possiblidades financeiras e assim aplicar suas finanças de acordo com necessidades e prioridades. Conhecendo melhor primeiramente o básico das finanças. Hoje vamos falar sobre três termos importantíssimos quando o assunto é finanças: Economizar, poupar e investir.
O Que É Economizar?
Economizar nada mais é do que não usar o seu dinheiro fazendo gastos excessivos, deixar de lado compras desnecessárias pelo que realmente é necessidade. Quando você escolhe produtos mais baratos no supermercado, economiza no uso da luz e água de casa.
Isso não significa que você vai deixar de ter uma qualidade, mas deixará os luxos que tem atrapalhado seus negócios.
O Que É Poupar?
Poupar e economizar é confundido por muitas pessoas, mas economizar envolve deixar de gastar dinheiro, enquanto poupar é justamente guardar dinheiro independente da quantidade. Existe uma ligação de ambos, já que quando você economiza tem a possibilidade de também guardar o seu dinheiro e assim conseguir poupar.
O Que É Investir?
Investir é movimentar o seu dinheiro para gerar retorno financeiro. Ou seja, é valorizar o seu dinheiro para que ele possa render, multiplicar.
Como Economizar, Poupar E Investir
Agora que você sabe a diferença entre economizar, poupar e investir, é hora de entender como aplicar tudo isso em suas finanças e lidar com as mais diversas situações. Seja para a realização dos seus sonhos, metas à longo e curto prazo ou futuras emergências. É necessário ter os três pilares de economizar, poupar e investir.
Para Economizar É Necessário:
– Identificar os seus maiores gastos desnecessários e cortar esses gastos.
– Buscar conscientizar a sua família sobre a importância deles para economizar e de que maneira devem economizar.
– Deixar as contas em dia e assim evitar juros.
– Utilize ferramentas que ter permitam fazer a gestão das suas finanças.
Como Poupar: Economizar apesar de ser importante, é importante ter também o dinheiro para poupar. A dica é que no mínimo você guarde 10% da sua renda líquida, vá de acordo com as suas possibilidades e seus objetivos financeiros. Utilize aplicativos financeiros para te ajudar a criar o seu orçamento e assim comece a poupar. Lembrando que é preciso ter paciência para vir os resultados.
Como Investir: Existem diversas maneiras de você investir e fazer a melhor de investimento como Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA e ações de empresas. Mas antes de escolher o seu investimento financeiro, faça o seu planejamento financeiro.
Para fazer o seu planejamento financeiro conheça a KESEF, podemos te ajudar em seu planejamento financeiro pessoal e assim você realizar seus sonhos. Acesse o site!
Fonte: Xerpai