A Receita Federal está alertando sobre a ação de criminosos que se passam por empresas, fazendo cobranças indevidas das pessoas físicas. Pois usando o nome de supostas empresas estão gerando a liberação de pagamentos antecipados de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). E então os criminosos enviam documentos e notificações falsas fazendo a pessoa recolher taxas que são inexistentes para que o dinheiro seja liberado. Dessa forma, o indivíduo repassa o falso IOF através de transferência via PIX.
Contudo, a Receita Federal informa que não oferece dados de recolhimento de tributos através de transferências. Sequer entram em contato com a população para cobrar um pagamento. Ou mesmo fornecem algum tipo de empréstimo.
Golpe Do IOF: Entendendo Como Funciona A Arrecadação Do IOF
Segundo a Receita Federal o IOF só pode ser pago em Darf e isso significa que esse valor não é pago por quem contrata o serviço, mas sim pela entidade que faz o crédito. Portanto, caso você tenha sofrido esse golpe vá até a polícia e registre um boletim de ocorrência.
Além desse, existem outras maneiras dos criminosos agirem. Portanto, fique de olho para não ser mais uma vítima do estelionatário.
Golpes Mais Comuns No Brasil
FGTS: É quando através do método de pishing a pessoa é direcionada para uma página fake que se parece com um site oficial. Sendo assim, aparecem ofertas de produtos que podem ser adquiridos através do saque do FGTS. Então a pessoa para finalizar a compra desses determinados produtos, cadastra os seus dados pessoais. E assim os criminosos conseguem com os dados recolhidos resgatar o valor através do aplicativo caixa tem.
Perfil Falso: Criminosos criam perfis falsos de marcas e vendem produtos que nunca chegam. Além disso tem aqueles que criam relacionamentos virtuais e depois de ganhar confiança declaram que estão passando por um problema financeiro. Assim as vítimas acabam passando por prejuízo financeiro.
Golpe Do Suporte Técnico: De acordo a Microsoft 70% dos brasileiros sofreram golpes do suporte técnico. Mensalmente a Microsoft recebe cerca de 6.500 reclamações das pessoas que sofreram com esse golpe do suporte técnico. Mas não somente com a Microsoft, os golpistas se passam por outras empresas de tecnologia. Geralmente, o golpe consiste em enviar mensagens de que o computador está com vírus e precisa de uma limpeza. Ao clicar no link um falso site de antivírus é aberto e a pessoa paga pelo serviço de limpeza que é inexistente.
A Unidade de Crimes Digitais que trabalha no combate aos golpes de suporte técnico ajudando no combate a esse problema e criando parcerias com agências responsáveis por aplicar as leis e assim educar os consumidores.
Fique Atento Aos Golpes Financeiros
Além desse existem outros golpes que você precisa estar atento para não cair e assim não prejudicar sua vida financeira
Leia esse meu outro artigo: Como evitar golpes na internet
E se você passou por uma situação financeira complicada e precisa se reerguer e reestruturar suas finanças, conte a minha ajuda! Eu sou um planejador financeiro e posso te ajudar a encontrar ferramentas para administrar melhor suas finanças. Quer saber mais? Acesse o site e me siga nas redes sociais.