Bem-Estar Financeiro Conheça As Vantagens

10/05/2022

O bem-estar financeiro é importante como o próprio nome diz, ele te permite fazer você ter uma relação boa com as suas finanças, vivendo sua vida financeira de uma maneira bem mais leve.

Você tem vivido esse bem-estar financeiro? Afinal, o que ele é?

 

 

O Que É O Bem-estar Financeiro?

 

bem-estar-financeiro-conheca-as-vantagens
Moça segurando um pote com dinheiro e feliz

 

Sobretudo, quando uma pessoa olha para as suas finanças e para suas obrigações financeiras e está em paz com o fato de que tem recursos suficientes que a permitam cumprir com suas obrigações e ainda usar seus recursos para investir em um ou mais sonhos – lazer, viagem e coisas que a deixam viver em paz – é um bem-estar financeiro.

O bem-estar financeiro, ao contrário do que se pode pensar, não se restringe a estar apenas ganhar bem, mas abrange muito mais do que de fato significa ter um bem-estar. Até porque se bem-estar financeiro fosse definido por ganhar bem, o que dizer de pessoas que ganham bem, mas se descontrolam financeiramente e entram em dívidas mesmo com um bom salário? A verdade é que tem muito mais a ver com equilíbrio.

 

Bem-estar E Equilíbrio São Sinônimos

Bem-estar está mais relacionado a como uma pessoa pode se organizar e tem o conhecimento sobre o que de fato é necessidade. O que é para investir. Do que simplesmente ter muito dinheiro, sem equilíbrio e consciência o dinheiro pode de certa forma te atrapalhar. Portanto, conheça os 4 pilares do bem-estar financeiro.

 

Pilares Do Bem-estar financeiro:

  1. Controle Sobre Finanças: Sobretudo, as finanças é você conseguir controlar a quantidade e o valor dos boletos, no sentido de conseguir pagar suas dívidas essenciais de maneira que elas não te sufoquem impedindo de você fazer outros investimentos.

      2. Lidar Com Imprevistos: Os imprevistos acontecem, o dente siso que precisa ser arrancado, a                 Mãe que ficou doente e precisa de remédios, um conserto nos encanamentos de casa ou o carro                  que quebra, são inúmeras as situações de imprevisto. A grande questão é que eles sempre irão                     existir, mas quando temos como no pilar anterior o controle financeiro, também é possível ter                     uma  reserva de dinheiro para imprevistos. Dessa forma, fica possível lidar com imprevistos de                    maneira mais tranquila.

  1. Objetivos: Muitas pessoas se descontrolam financeiramente com os gastos básicos e por essa falta de organização não conseguem investir nos seus objetivos. Mas quem possui o bem-estar financeiro separa em suas finanças um valor determinado para investir nos seus objetivos.

 

  1. Aproveitando Suas Finanças: Não é só controlar financeiramente, mas aproveitar com consciência o seu dinheiro. Não adianta trabalhar muito, organizar-se financeiramente se você não puder usar ele com algo que de fato você deseja. Então o segredo é saber dosar e também separar determinado valor mensal para gastar com algo que goste.

 

 

Você Está Vivendo Com Bem-Estar Financeiro?

Analisando esses pilares de bem-estar, precisa haver uma análise pessoal sobre se de fato você está onde gostaria em sua vida financeira. Portanto, se você enxerga, que precisa de mudanças ou você está em uma bola de neve, talvez seja a hora de arrumar essa bagunça. E se você não sabe por onde começar, conte com um planejador financeiro para te ajudar nessa. Conte comigo!

Compartilhe

Teste AQUI se você precisa de
um profissional Planejador Financeiro Pessoal

Faça seu cadastro e receba o e-book