A psicologia como muitos já sabem envolve a compreensão da mente humana, mas ela não trata questões complexas de maneira superficial. Pelo contrário, cada área da vida humana e cada comportamento é avaliado!
Diante disso, entre várias vertentes dentro da psicologia, dentre os objetos de estudo está a psicologia financeira. Quando vemos, por exemplo, situações em que uma pessoa tem certo desequilíbrio na mente e nas emoções. E acaba gastando mais do que deve. Ou mesmo não tem uma mentalidade de que é possível prosperar em sua vida financeira não se deve deixar de lado o fator psicológico e financeiro.
Nesses casos, e em outros que aqui não foi falado não tem como querer resolver o problema de finanças sem que antes se passe por um tratamento psicológico. Ou ambos, simultaneamente que é o caso da psicologia financeira.
Mas, Afinal, Em Que Se Consiste A Psicologia Financeira?
A psicologia financeira ao contrário do que se pode pensar, é mais objetiva com relação a relação entre o dinheiro e o seu possuidor. Ou seja, ela tenta tornar através da compreensão das emoções fazer com que o possuidor saiba lidar e aplicar melhor seu dinheiro sem que os seus fatores psicológicos o impeça de alcançar seus objetivos.
Dessa forma, o processo de reconstrução também é levado em conta, como já mencionado aqui a ideia é mudar o olhar sobre o dinheiro. É entender a raiz do pensamento e a opinião do individuo e o que ele foi ensinado a pensar sobre o dinheiro.
No entanto, como é esse tratamento?
Como É O Tratamento Para Melhorar O Planejamento Financeiro
O profissional te ajuda a entender todo o seu processo de maneira aprofundada. Ele busca conhecer sua relação a área financeira e irá te dar um caminho a ser seguido.
Olhando para o dinheiro não com certa repressão, mas entendendo que sabendo usar ele será um patrocinador dos seus sonhos.
“O grande problema não é o dinheiro, mas a forma como o gastamos pode inclusive gerar mais questões dentro do nosso cérebro, desencadeando até mesmo transtornos psicológicos”.
Por exemplo, há pessoas que amam tanto o dinheiro que acabam destruindo suas vidas por uma ganância que serve como uma forma vazia de preenchimento. Dando ao indivíduo a sensação de que ele sempre precisa de mais. Nesse caso, não basta simplesmente dizer – pare de ser ganancioso! Mas entender qual é a falta que faz ele achar o dinheiro o seu tudo.
É Preciso Cortar A Raiz Ruim Para Obter Um Bom Planejamento Financeiro
A psicologia vem justamente com essa visão mais profunda sobre o fruto podre com uma raiz apodrecida. Se não cortamos as raízes ruins ainda que arranquemos os frutos, logo outros frutos podres surgirão.
Em outras palavras, não é simplesmente criar um planejamento financeiro, traçar metas. É necessário que entendamos o que se passa dentro da nossa cabeça e que nos leva a determinados, vícios, gatilhos e descontroles. Portanto, a psicologia é fundamental nessa compreensão.
Portanto, busque ajuda profissional e transforme a sua vida financeira! Entre em contato com a KESEF e faça o seu planejamento financeiro pessoal