A rotina de quem escolheu cuidar da saúde dos outros como o médico costuma ser puxada, mas o que acontece como quando aqueles a quem mais deveriam cuidar dos outros acabam esquecendo de administrar suas vidas. Você como médico já se sentiu perdido quanto a sua rotina e viu que isso também envolvia o seu planejamento financeiro? Um dos motivos pode ser pelo fato de você trabalhar em vários hospitais em diferentes momentos. E por isso não acabar diferenciando as suas contas físicas e jurídicas.
A Importância Da Organização Financeira Para Médicos
A organização financeira é importante, portanto, você precisa ter a noção de sua receita, despesas, gastos, a forma com que está lidando com o seu dinheiro de maneira geral e se de fato tem feito valer todo o seu esforço. Um dos erros dos brasileiros é ter uma visão extremamente presente sobre o dinheiro. Ou seja, uma visão de curto prazo, sem pensar em economizar e muitas vezes esquecendo de investir em seus sonhos a longo prazo.
Nesse sentido, apesar de um médico ganhar bem, isso não é o suficiente para que ele tenha uma vida financeira próspera.
De acordo com o filósofo Platão “a pobreza não surge da diminuição dos bens, mas da multiplicação dos desejos”. Nesse sentido, o dinheiro quando não bem administrado ainda que seja muito pode ter uma grande falta. De fato, o seu dinheiro é um instrumento de suprimento e de felicidade. Mas quando você não tem justamente esse olhar sobre o quanto você pode guardar e gastar, existe a grande possibilidade de parecer pouco o muito que você tem. E um dos frutos dessa má administração financeira é a ingratidão.
A ingratidão tende a deixar as coisas ainda mais complicadas, uma vez que o muito se tornou pouco, fica claro que o excesso de desejo distorceu a realidade e você não passa a ser grato pelo que tem, naturalmente acredita que o que precisa é aumentar o trabalho, fazer mais plantões e não reduzir os seus gastos. Essa forma de enxergar, no entanto, pode estar distorcida.
Um Médico Ganha Bem, Mas Isso Não Quer Dizer Que Ele Tenha Uma Vida Financeira Próspera
Você pode ganhar muito bem e trabalhar muito por cada centavo ganho, mas se não tiver uma organização financeira com certeza existe a possibilidade de ver o seu dinheiro escorrendo entre os dedos. Para os médicos que possuem consultórios, mas que não conseguem distinguir a receita que deve ser investida em seu consultório. E o que é pessoal, pode acabar se prejudicando. Distinções são importantes nesse sentido, assim como a valorização do seu próprio trabalho.
Se mesmo tendo uma boa receita financeira você vive sem condições de cumprir suas metas a longo prazo, significa que você precisa reavaliar a forma como tem lidado com o seu dinheiro.
A Organização Financeira Para Médicos Não Deve Ser Sua Ultima Solução
Nem tudo pode ser conquistado, é fato, mas é possível ter de pequenos recursos bem investidos um resultado financeiro extremamente satisfatório. No entanto, fica mais complicado de entender quando se tem maiores recursos, mas o investimento não acontece. Então é nesse momento que a organização financeira atua. Ou você vai esperar “a bomba explodir?”
Já reparou como nós seres humanos temos a tendência de esperar as coisas piorarem a níveis catastróficos para tomar uma iniciativa de mudança. Talvez a bomba não tenha explodido para você, mas ao mesmo tempo você percebe que faz tempo que não está conseguindo investir nos seus planos. Não espere o pior acontecer!
Organização financeira não é somente quando você está sem saída, mas quando você decide fazer o melhor por você! Então que tal ter esse mindset? Por isso, hoje vou te dar 5 dicas que poderão te ajudar a se organizar financeiramente.
4 Dicas Para Você Se Organizar Melhor Financeiramente
- Controle De Gastos Fixos: Os gastos fixos são considerados aqueles no qual você precisa para garantir a sua sobrevivência e que você simplesmente não pode abrir mão deles justamente pela questão da necessidade. Nesse sentido, não se trará de cortar, mas de gerenciar e controlar melhor eles. Contas de água, luz, compras no supermercado, internet, etc.
-
Controle De Gastos Variáveis:
Os gastos variáveis são aqueles que não fazem parte da sua necessidade, mas que costumam ser adicionados no seu dia a dia, como uma ida ao cinema, uma sexta feira onde você pede pizza, um sapato novo e mimos no geral. A grande questão é que muitas vezes esses mimos que acabam custando além daquilo que deveríamos gastar. Portanto, separe uma porcentagem desses gastos variáveis que podem ser gastos e que não vai comprometer suas metas à longo prazo. Outro ponto importante é que sempre anotar esses gastos variáveis seja ele o mínimo que for, para você ter uma clareza sobre os seus gastos.
- Consciência Do Quanto Você Ganha: Se você deseja ganhar dinheiro é muito importante que também você tenha uma noção de ganhos, de verdade. Se trabalha em mais de um consultório some esse valor, calcule seus ganhos em cada um deles. Traga sempre essa consciência sobre o que de fato você tem, não simplesmente saia gastando seu salário.
- Conte com a ajuda de um planejador financeiro: Se mesmo diante dessas dicas você ainda se sente perdido, saiba que um médico também precisa de atendimento! Um planejador financeiro pode ampliar sua visão com relação as suas finanças, além de te mostrar ferramentas de organização financeira que combinem com o seu propósito!
Se você deseja um planejador financeiro conte comigo para iniciar sua jornada de organização e assim ter uma vida mais próspera financeiramente falando. Acesse o site!
Fonte: A importância do planejamento financeiro para profissionais da saúde. São Gerônimo, Medicina E Saúde. Disponível em: https://laboratoriosaogeronimo.com.br/post/a-importancia-do-planejamento-financeiro-para-profissionais-da-saude/78 Acesso em: 16.03.2022.